THE INTERNATIONAL HUMANISTIC COACHING SOCIETY

Blog Returnblog

Blog

A diferença entre coach e o Humanistic Coach IHCOS®

Posted by on Friday, September 5, 2014, 10:09 pm
A diferença entre coach e o Humanistic Coach IHCOS®
soc soc soc

Genericamente o Coaching é um processo que ajuda as pessoas a alterarem hábitos e comportamentos para alcançarem determinado resultado pretendido por elas.

O coaching tem várias definições. Na sua definição mais conhecida é um processo acordado entre o Coach (Profissional) e o coachee (cliente) com o propósito de atingir um objetivo desejado pelo cliente. O trabalho do Coach centra-se no apoio ao cliente na busca de realizar o objetivo, ajudando a traçar as diversas metas que somadas levam o coachee ao encontro do resultado desejado. O processo é feito através de reflexões e análise das várias opções e da identificação e uso das próprias competências, assim como a aquisição de novas competências. O Coach é, portanto um facilitador de um processo objetivo, guiado por um conjunto de informações crescentes oriundas de sessões, estabelecendo metas, com a finalidade de atingir objetivos através da alteração de comportamentos.

Tendo também como base estas premissas, o trabalho do Humanistic Coach – IHCOS® vai para além delas. Como?

O Humanistic Coach IHCOS® está ciente que na base dos comportamentos do Ser Humano existem crenças, convicções que em conjunto com os seus valores, determinam o desenvolvimento de atitudes específicas – isto é, uma particular predisposição para a ação – quando se é exposto a determinado tipo de estímulo ou emoção – situação. Tendo em conta que essa “reação” a determinado tipo de estímulo ou situação pode acontecer não só em relação a um objetivo específico, mas sempre que o estímulo ou emoção existir, então, o cliente poderá não conseguir alterar o seu comportamento, sem alterar o que está na sua base, ou seja, as suas crenças, convicções e alinhamento de valores que lhe estão subjacentes. Ou por outro lado, até poderá alterar unicamente o seu comportamento naquele caso concreto, e não refletir essa alteração noutras situações em que tome contacto com o estímulo ou emoção. O Humanistic Coach IHCOS® tem presente que para alcançar resultados ou objetivos é necessário apoiar o cliente na revelação e consciencialização do que pode estar a influenciar um determinado comportamento ou limitação e quais os recursos que são necessários para o ajudar a fazer mudanças interiores a esse nível. Ora, é a este nível, e no que está para além do comportamento, que incide o trabalho e a inovação do Humanistic Coach IHCOS®.

O Humanistic Coach IHCOS® diferencia-se no apoio ao cliente, através da utilização de técnicas vivenciais especificas, segundo os vários modelos que fazem parte da metodologia MORE Humanistic, que promovem não só a consciencialização das perceções da realidade do cliente face ao contexto do seu objetivo e de si próprio, como também promove mudanças ao nível das suas crenças e alinhamento de valores que vão permitir a sua concretização, considerando sempre as suas vivências e emoções associadas e, desta forma, influenciar os seus comportamentos. Através desta metodologia MORE Humanistica são promovidas alterações que se tornam potenciadoras, convidando recursos que muitas vezes o cliente possui em outras experiencias ou partes da sua vida, e que o podem ajudar, ou seja, alterações mais profundas, que alavancam e se refletem nas várias situações da vida da pessoa e não unicamente num caso específico. A forma como se chega a este resultado é fruto de um trabalho conjunto entre o Humanistic Coach IHCOs® e o seu coachee que o ajuda a integrar e a vivenciar as mudanças ao longo do processo.

Mais do que trabalhar objetivos, a metodologia MORE Humanistic integra diversas intervenções, e usa a interação dinâmica entre a linguagem, a emoção, a mente, o físico, a dimensão social e ambiental, e o espirito para resultados efetivos na vida do cliente.

© Dare To Be Great
Autor: Lígia Neves
Humanistic Trainer Coach Representante-IHCOS®
05.09.2014

© 2017 ihcos | ALL RIGHTS RESERVED