THE INTERNATIONAL HUMANISTIC COACHING SOCIETY

Blog Returnblog

Blog

Desafio: Humanizar o Coaching

Posted by on Saturday, April 25, 2015, 12:00 pm
Desafio: Humanizar o Coaching
soc soc soc

Desafio: Humanizar o Coaching

A IHCOS tem declarado, como missão, contribuir mundialmente para a humanização da ciência e arte do coaching, assegurando o desenvolvimento das competências técnicas e sociais, que garantam padrões de qualidade e ética elevados, na atividade profissional do Humanistic Coach -IHCOS®.

Esta declaração contém em si enormes desafios, e um, específico, é a humanização do Coaching.

A IHCOS é a única associação internacional que reúne coaches que usam a MORE Humanistic Methodology. Existem alguns aspectos comuns e distintos que convergem e divergem as escolas de coaching. Os comuns é o uso de ferramentas como o GROW, o SMART, estabelecer objetivos, a Roda da Vida, estar de acordo que existe um coach que apoia o coachee, por exemplo. Os aspectos distintos são as técnicas e abordagens com que trabalham com o cliente. Algumas usam técnicas de PNL, outras se baseiam em perfis de competência, e outras são estritamente focadas em atingimento de objetivos, em que o coach “anda atrás” do cliente para que este o cumpra, nem que seja motivando-o “à força”.

Não debatendo a abordagem teórica e técnica das diferentes escolas e correntes, o que fez emergir a diferença da MORE Humanistic Methodology, foi humanizar o processo. Questiona-se o que é isso de humanizar o processo? É não esquartejar o cliente em apenas uma mente “pensante”, não limitá-lo como um “concretizador” de objetivos profissionais para produzir mais, ser mais rentável financeiramente, ou ainda apenas como um objeto de obediência motivacional, de que é “obrigado” a pensar positivo, desapropriado do seu próprio meio envolvente.

© Fotolia - Volker Witt

© Fotolia – Volker Witt

Não usar o coaching, apenas e exclusivamente, como mais uma ferramenta para criar lucro, e ver o Homem não como um meio, mas um fim. Humanizar o processo é ir a essência humana, que foi sendo abandonada por nós mesmos. Não somos máquinas, como nos fizeram crer, a serviço 24 horas, feitos para produzir mais e mais, deteriorando o nosso ser e o nosso meio ambiente. Somos uma máquina, sim, humana. Uma máquina incrível, em que centenas de processos biológico, psicológico, emocional ocorrem ao mesmo tempo que falamos, conduzimos um carro, vemos um filme, comememos uma refeição, inspiramo-nos com o pôr do sol a fundir-se no mar. A beleza dessa máquina humana, só pode ser encontrada na mesma fonte a que pertence – a natureza. As conexões cerebrais, podem ser tão lindas quanto observar uma super nova no cosmos. É exactamente esse olhar ecológico sobre o Homem de forma sistémica no seu meio, que a MORE Humanistic Methodology tem em consideração.

A metodologia integra o raciocínio lógico com a emoção, a intuição com o físico, de forma prática, experiencial, vivida. O cliente conscientiza-se, explora a  percepção de si, do seu sistema, que aqui entenda-se como as relações que ele estabelece com o outro, e com o seu meio ambiente. O cliente, coachee, torna-se o centro do processo de coaching, e é estimulado a ir além. O Humanistic coach munido de técnicas e ferramentas apropriadas, experiência, conduz e impulsiona o processo, no qual o cliente, o coachee, é o detentor do seu saber, das suas emoções, das suas competências e descobertas.

Por isso, nas certificações de coaching não nos centramos apenas em ensinar teoricamente sobre o coaching e o seu processo, mas antes, guiar cada participante a compreender o seu fingerprint. Ele é convidado a questionar-se, a explorar a sua forma de pensar, sentir, percepcionar, conhecer, aprender, experienciar, comportar-se, a sua própria forma de ver o mundo. Ele é instigado a  absorver o mundo. Aprende que pode atuar com o que de melhor existe em si, como pessoa, profisisonal, como um humano completo. Ele compreende que tem o seu lugar no mundo e pode fazer valer esse seu lugar.

Por apoiarmos que cada ser pemita que a sua luz interior acenda-se, que desperte a sua consciência pessoal e social, poderá concluir que é um desafio. Não seguimos o rebanho. Não agrupamos coaches que apenas use o coaching para ter uma profissão. A IHCOS reúne coaches que tenham o coaching como missão, a MORE Humanistic methodology como um meio, e o cliente como uma estrela nascida para brilhar.

 Autor: Karina Milheiros
HMTCO – HUMANISTIC MASTER COACH TRAINER – IHCOS®
President IHCOS
25.04.2015

© 2017 ihcos | ALL RIGHTS RESERVED