THE INTERNATIONAL HUMANISTIC COACHING SOCIETY

Blog Returnblog

Blog

MORE Humanistic Methodology – A Mestria em Coaching

Posted by Fridolin Ludwig Kimmig on Friday, September 5, 2014, 10:12 pm
MORE Humanistic Methodology – A Mestria em Coaching
soc soc soc

Se o Coaching fosse um automóvel, muitas pessoas, mesmo gestores e pessoas em outros cargos de chefia, descrevê-lo-iam mais ou menos assim: é uma estrutura em chapa, com assentos, quatro rodas, um motor, e que se pode conduzir. Basicamente, todos os automóveis são iguais. Está bem, é verdade, também existem em diferentes cores! Em Coaching, este “conhecimento profundo” seria o equivalente a colocar ao mesmo nível um Tata Nano, um VW Polo, um BMW Série 3 e um Classe S da Mercedes. Afinal, todos eles são carros.

Também no Coaching existem enormes diferenças na metodologia, no desempenho, na qualidade e nos resultados. Mestria é uma expressão para sabedoria, habilidade, e o resultado de um desenvolvimento pessoal permanente. Com os seus métodos e ferramentas, um Master Coach com Certificação Humanística® pode operar mudanças profundas, com as quais outros nem sonham. Não é possível fazer parte dos melhores na sua profissão, sem investimento na sua própria formação inicial e contínua, quer se trate de um médico, de um advogado, de um engenheiro ou de um coach.

MHC_action_pyramidUm dos princípios básicos de um Master Coach Humanístico é a vasta compreensão do comportamento humano, tal como descrito no gráfico que se segue:

No nível 1 no topo, é onde acontece o comportamento e a ação. No nível imediatamente abaixo, 2, encontramos a intenção ou o objetivo da ação. No 3, estão as crenças e as expectativas que determinam de forma marcante a nossa intenção. Por sua vez, no 4, estão as estratégias e os conceitos que influenciam as nossas expectativas, sendo que no 5, as expectativas estão dependentes das nossas experiências e do nosso entendimento. Essas experiências são marcadas no nível 6, pelos valores e normas do ambiente ou dos sistemas em que crescemos, ou nos quais estamos atualmente inseridos. Por sua vez, as necessidades humanas universais exercem a sua influência sobre os valores e os sistemas, no nível 7. Quando as normas exteriores estão em divergência com as nossas necessidades, boicotamos as regras ou construímos um novo ambiente (por exemplo, mudamos de residência), que se adeque melhor às nossas necessidades.

Na Metodologia Humanística, o Master Coach não se limita apenas a conduzir o cliente a atingir objetivos, mas antes trabalha a todos os sete níveis, com as camadas mais profundas que estão ligadas ao objetivo. Por isso, o impacto dessas mudanças transformam todas as áreas de sua vida, quer se trate da profissão, dos relacionamentos, da família, dos amigos ou dos tempos livres.

É interessante que do nível 1 para o nível 7, se desenvolve uma consciência cada vez mais profunda, enquanto que do nível 7 para o nível 1 se vai destacando cada vez mais um comportamento humanitário.

A dimensão seguinte da Metodologia Humanística, que aqui só pode ser abordada de forma superficial, une estes 7 níveis às emoções, com o objetivo de equilibrar o pensamento com a ação, e o sentimento. O resultado desta mudança é a soberania, a autoconfiança e a calma, mesmo em situações difíceis.

Convido-o como coach a ingressar nestes 7 níveis e elevar as suas competências, desempenho e seu próprio processo de mudança a um novo patamar!

© MORE Institut Ltd.
Autor: Fridolin Ludwig Kimmig
Humanistic Master Trainer Coach-IHCOS®, Presidente da IHCOS

Artigo Publicado na Revista Human- Dezembro 2013

 

© 2017 ihcos | ALL RIGHTS RESERVED