THE INTERNATIONAL HUMANISTIC COACHING SOCIETY

Blog Returnblog

Blog

O desafio do equilíbrio

Posted by on Saturday, April 25, 2015, 12:00 pm
O desafio do equilíbrio
soc soc soc

O desafio do equilíbrio.

Quando pensa em equilíbrio, como é para si? O que surge? O que sente a respeito?

E desafio? Já pensou alguma vez na junção destas duas palavras? Agora perante o desafio de reflectir sobre, o que surge? O que sente? Como é para si? Mudaria alguma coisa? O que mudaria? Como o faria? Como seria essa mudança? O que sentiria? Com essas mudanças, o que poderia mudar à sua volta? Quem beneficiaria?

Cada um de nós todos os dias conscientemente ou inconscientemente se relaciona com este tema. Surge a cada dia, hora, minuto ou até mesmo mino segundo algo externo ou interno (noticia, telefonema, alguém, distracção….) que nos pode tirar do nosso centro, onde reside o eixo do nosso equilíbrio como uma balança!

Mas até que ponto podemos ter o domínio de nós mesmos e estar em equilíbrio mesmo com todo o caos que pode estar á nossa volta? É aqui que entra o papel do Coach.

De facto o Coach pode facilitar este processo, questionando-o, levando-o a reflectir sobre como vê, ouve e se sente

Options

© Fotolia – Volker Witt

em relação ao seu estado interior de equilíbrio. No fundo, sabemos que é no nosso eu interior mais profundo e genuíno que residem as verdadeiras motivações, crenças, objetivos. E é precisamente nesta dimensão que o Coach atua, e traz ao de cima o seu poder pessoal que, afinal, está sempre nas nossas mãos.

É um convite a resgatar a própria vida, a conexão com seu ser mais profundo em sintonia com a sua alma, que nos é feito pelo Coach. Cabe-nos a nós aceitar deixarmo-nos conduzir mas, antes de mais, ser despertados!

Esta reflexão, induz que incremente mudanças na sua vida, não esquecendo o estado em que se encontra perante o ambiente em que o coachee se move, e o coach atua. Perante um ambiente punitivo e castrador, onde talvez se sinta ignorado(a), reprimido(a), negado(a), hostilizado(a), buscamos cenários mais encorajadores e nutridores, onde  se possa ver, ouvir e sentir valorizado(a), acarinhado(a), elogiado(a), aceite, integrado com respeito e em perfeito equilíbrio. Seja a que nível for, familiar, pessoal, profissional, as perguntas chave do Coach tem em conta o estado e o ambiente que antecipadamente o coachee descreve. Os compromissos e determinações que depois levam à acção, poderão fazer toda a diferença daí para a frente, quer em termos de bem-estar físico, quer em termos de poder despender de menos energia e obter melhores resultados na sua vida e no meio à sua volta. Simplesmente porque o Coach não faz mais do que o levar, pelas suas próprias mãos, a encontrar as respostas que procura para a sua vida, dentro de si, em perfeito estado de equilíbrio.

Inspire, Expire e Relaxe! Imagine o seu estado ideal de equilíbrio, em que se sente pleno, seguro, confiante, centrado, feliz e em perfeita conexão com o seu “eu” mais profundo e genuíno. Como é esse estado ideal?

Agora vamos propor – lhe um desafio, imagine – se nesse estado ideal, descalço, a um metro de distância do chão, suspenso numa corda de 3 metros de cumprimento sem fundo, em que o objectivo é chegar á outra margem a salvo. Como é chegar? Qual a sensação?

Desafia-se a si mesmo e encontre já o seu coach, e descubra mais sobre si, e por si!

 Autor: Maria do Patrocinio Martins
HCP – HUMANISTIC COACH-IHCOS®
25.04.2015

© 2017 ihcos | ALL RIGHTS RESERVED